domingo, 4 de julho de 2010

Não sei tratar de coqueiros...

   Quando a vida nos surpreende e traz até nós situações que sempre pensamos distantes de nos acontecer, acabamos por pensar em questões, até então, meramente ignoradas!

Não sou pessoa pessimista! Acredito sempre no final feliz e mesmo quando assim não acontece, acabo por procurar as razões boas de cada situação.

Há poucas semanas foi diagnosticado ao meu pai, cancro nos pulmões... Não foi numa fase primária, nem em estado avançado. Pelas palavras do médico foi no limite, antes da fase de expansão. " Vamos recuperar o tempo perdido..." O tempo perdido a que o médico se referia, era ao facto de o primeiro exame realizado em Agosto de 2009, depois do primeiros sintomas, já indicar algo anómalo nos pulmões e que foi erradamente desvalorizado pela médica que pediu o mesmo exame! Só depois e devido a persistência dos sintomas e com uma segunda opinião médica, o primeiro exame foi analisado correctamente, onde o espanto da médica de família foi tal que interrogou-se como foi possível a colega de profissão não visualizar no primeiro exame uma situação clara de urgência de diagnóstico pormenorizado!

Nada a fazer, há que recuperar o tempo perdido... Prováveis causas... TABACO!!! Poderia ser de mil e uma coisas mas nestes casos o fumar assume a grande probabilidade.

Hoje numa conversa banal sobre o seu hobby, cultivar arvores de frutos invulgares em Portugal, com uma calma desconcertante, disse-me o que tinha de fazer com o Coqueiro que aos poucos está a ganhar vida no quintal.

Nunca fumei na minha vida nem tão pouco experimentei por mera curiosidade o que significa um cigarro aceso na boca! No entanto sempre tive presente ao meu redor pessoas que não passam sem esse vício.

Hoje e depois daquele "recado", pensei em todas os meus amigos que fumam. Todos eles!

Não posso dizer que sejam ignorantes sobre as malefícios do tabaco mas posso dizer que são egoístas. Egoístas porque não pensam na falta que me fazem nem na saudade que vou sentir de todos eles se um dia o acto irresponsável de fumar os levar para longe!

Poderão argumentar muitas tretas sobre quem fuma e não morre desse facto ou vice-versa mas uma coisa é certa quando isso acontece custa muita a quem vos ama.

Amigos, não vos digo nada que não saibam mas não me façam sofrer pelo vosso acto egoísta!

Hoje o meu pai disse-me " não sei quanto tempo tenho de vida mas se eu morrer dentro de poucos meses quero que pegues no coqueiro e quando ele já estiver demasiado grande para o vaso onde está ....   ...   ...   ...   ...   ..."

3 comentários:

Anónimo disse...

forca, meu cunhado!!!!

Anónimo disse...

Bem...Não sei por onde começar! Somos da mesma parentela, mas nunca fomos muito "juntos". Mas hoje por mero acaso dei no teu blog, e vi como escreves de forma simplesmente linda, pois a forma como colocas os teus pensamentos numa frase... tornandos literários.
Se gostas assim tanto de escrever porque não editares um livro!?...escreves mesmo muito bem. felicidades para a tua escrita, p ti e p tua familia. DTA Grandemente.

Unknown disse...

coragem grande socio...